domingo, julho 11, 2010

It's been a long cold and lonely winter

Oui, eu sumi. Nesse meio tempo muita coisa aconteceu e eu abandonei um pouco a costura. Mas tenho em mente alguns projetos e dívidas a pagar. Na minha inquietação fiz coisinhas pequenas e rápidas que postarei depois, este daqui é pra pagar uma dívida.

Lá no início do ano quando comecei a costurar e comprei a máquina o apoio veio de todos os lados, principalmente das amigas que sempre pedem algo. Esse daqui era pra ter ido na mala de lua de mel da minha amiga, mas não deu tempo (ou a preguiça pegou, quem sabe). Finalmente ele desencanta.

Uma das coisas mais simples e úteis para a mulher, um porta absorvente. Eu acho desagradável pegar um absorvente discretamente no meio do escritório e por no bolso. Ou quando não tem bolso levar toda a bolsa ou necessaire, ou enfiar no cós da calça. É claro que se convive e sobrevive com essas coisas (melhor do que com uma calça rasgada). Mas eu prefiro um toque de classe! Hehehe.....

Eu escolhi uma estampa bem feminina, com detalhes vermelhos propositais. Segue "frente e verso".

O que mais gostei foi o feche. Um delicado detalhe de botão vermelho fechando com o elástico laranja, que fez um contraste bacana




O mais difícil pra mim foi por o viés. Eu quis dar um acabamento melhor a essa peça e o viés de cetim vermelho funcionou muito bem. Foi a primeira vez que fiz e achei muito, muito chato. Também foi a primeira vez que alinhavei e achei muito, muito legal.

Não tenho paciência para tirar fotos do passo a passo, mas vou descrever basicamente o que fiz.

>> Cortei dois retângulos iguais do tecido que foi o forro e da "capa". A medida foi no "olhómetro", peguei um absorvente e medi seu tamanho quatro vezes no tecido. Deixei dois dedos de cada lado para a costura e um dedo "entre os absorventes". 


>> Coloquei entretela com cola só no tecido de capa, só pra dar uma sustentação à peça. Cortei um retângulo um dedo menor que do tecido para não ter de dobrar a entretela na hora de tirar do avesso.


>> Costurei os dois tecidos no avesso deixando um espaço de três ou quatro dedos em um dos lados para por no lado certo.


>> Depois medi o que meio do porta absorvente e dobrei cada aba, para formar o espaço do absorvente, afastando um dedo de cada lado e costurei.


>> Então alinhavei o viés de um dos lados, usando uma tira contínua para contornar toda a peça e só depois eu passei na máquina.


>> Por fim costurei o botão de um dos lados. Costurei as duas pontas do pedaço de elástico com linha vermelha de maneira a forrar e dar um acabamento e depois costurei no fundo da peça, medindo pra ver se não ficaria muito apertado ou folgado. E voilá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário