sexta-feira, agosto 03, 2012

Between Two Lungs

Ítalo Calvino diz, em Por que ler os clássicos, que "Toda releitura de um clássico é uma leitura de descoberta como a primeira" e hoje relendo um livro da minha infância encontrei um Clássico. Graças a minha mãe tive uma educação cultural e espiritual aberta. Talvez por isso ela me presenteou com um livro muito fofo, Pingo de Luz, da Gislaine D'Assumpção. Eu não lembrava de detalhes da história, mas a sensação de quando o li ainda estava fresquinha e era muito boa. Das muitas coisas que passaram pela minha cabeça desde que recebi a notícia do falecimento de meu irmão de dezesseis anos a lembrança do livro não foi uma delas. Foi minha mãe quem novamente me trouxe essa mensagem.

Então eu me rendi. Com a 'louvável' (pra não dizer covarde) desculpa de ajudar meus irmãos menores a lidarem com essa experiência temida, velada e inevitável que é a morte, procurei pelo livro. Encontrei-o na Livraria Galileu da Tijuca depois de vasculhar livrarias megastore online e ao vivo, e aproveitei a oportunidade para relê-lo. O resultado foi que anos depois ele me pareceu novo, com muito a me dar e ensinar. Com delicadeza e linguagem simples Gislaine passa essa mensagem sobre o ciclo da vida e morte e como eles na verdade se complementam e não se excluem. Eu me emocionei bastante e por isso quis compartilhar aqui no Blog (porque daí voa pelas redes via Twitter, Facebook, email, sinais de fmaça). A todos aqueles tocados pela tormenta de Julho, recomendo essa leitura independente de religião, doutrina ou filosofia. Pra mim foi reconfortante, aliviou um pouco a dor para o vazio que ficou entre os pulmões.

P.S.: O título veio da canção Between Two Lungs, de Florence + The Machine. Para conhecer só seguir a playlist do Blog no spotify Visage (vir aqui, pra ouvir no Grooveshark), ou aqui, pra ouvir no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário